Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

Talk Show - Carreira de Mulher com Lucimari Stocco

No dia 01/07/15 o Carreira de Mulher realizou mais um Talk Show, desta vez com Lucimari Stocco, Diretora de Vendas e Marketing – Exportação da empresa Volvo, que nos contou um pouco da história de sua carreira com muita graça, humor e sabedoria. A jornalista Adriana Milczevsky  mediou com versatilidade, interagindo com a plateia em diversos momentos.

Lucimari iniciou seu relato esclarecendo que alguns mitos precisam ser derrubados, como por exemplo, pensar que quem vai palestrar é alguém especial, que sabe tudo e não erra. “Nunca se ache inferior”, disse. Pessoas constroem a vida acertando e tropeçando.

 

Abrindo as portas

De forma divertida, contou que queria ser jornalista, mas com o apoio da família foi trabalhar em uma instituição financeira e estudou inglês, pois seu pai conseguiu bolsa de estudos para ela, já que eram de uma família simples. Se julgava tímida e fez teatro para ajudar.  “Comunicar-se bem, abre portas”, ressalta.

No dia a dia, disse que enfrenta situações difíceis sim, mas quando a pessoa está bem com ela mesma, bem resolvida, transmite energia e o bom humor ajuda.

Ela contou que a mulher, na sua época de juventude, fazia ensino médio, datilografia e buscava algum trabalho simples ou casava. Ela queria mais e sempre manteve os contatos com a turma da faculdade, afinal – relacionamentos também abrem portas.

 

Plano de Carreira

Lucimari contou que tem um Plano de Carreira. Um dos principais fatores que a levou para a Volvo foi o idioma inglês. Chegando lá queria ir para a área de Marketing, e foi Gerente de Marketing por 4 anos. Depois foi para a parte comercial, dentro do próprio Marketing.

Declinou recentemente de uma oportunidade internacional por opção, porque achou que não seria bom no momento para a família. E deixou um recado para casais: “Nunca pressione seu cônjuge”, nenhum profissional merece ter pressão em casa e no trabalho por conta da carreira.

Ela convive com a maioria de profissionais masculinos, pela atividade da empresa, mas afirma que é vantagem explorar as características femininas. Quando questionada pela jornalista mediadora sobre qual é seu diferencial no mercado, respondeu que não se contenta em fazer apenas o que é pedido, além de saber administrar bem situações de conflitos.

Em seu plano de carreira pessoal no futuro Lucimari pretende se dedicar mais às ações sociais. Hoje já se dedica ao voluntariado e revela: “voluntários são bem resolvidos, não se deprimem facilmente, não são egoístas, vivem de bem com a vida e algumas empresas já analisam este perfil”.

Finalizou dizendo que a caminhada na carreira dá voltas, não é escrita em pedra, tem altos e baixos, idas e vindas e o mais importante é estar bem consigo mesma e ser dona de suas decisões.

 

Cases da plateia 

Adriana intercalou muito bem a conversa da Lucimari com a plateia, entre elas entrevistou ali mesmo uma executiva, a qual nos contou que com a ajuda de seu pai traçou um plano de carreira e em oito anos fez a transição e que, mesmo com o nascimento do filho, não mudou seu plano, apenas postergou-o.

Adriana também conversou com uma participante que vai voltar ao trabalho, após a licença maternidade, já na próxima semana, e que está um pouco apreensiva e dividida com esta volta, mas que está determinada a encaixar o trabalho na nova rotina de mãe.

Com um participante homem, Adriana fez um contraponto querendo saber como a empresa vê a mulher que retorna da licença maternidade. Ele disse que as empresas devem apoiá-las, porque é um período delicado para a mulher, mas que a diversidade é essencial nas empresas, principalmente nos cargos de liderança.

Adriana ainda envolveu um casal para relataram sobre suas experiências profissionais e a forma como se apoiam na vida familiar para alcançar cada passo em suas carreiras.

 

Dicas da Lucimari para a carreira

- Escreva seu plano - é muito importante registrar. 

- Saiba aonde quer chegar - para quem ainda não sabe o que quer, deve perceber quais atividades gosta mais, se é trabalhar com gente, processos, atividades técnicas, etc.

- Converse com alguém que você confia – veja quem pode te apoiar

- Candidate-se – busque sua vaga, convites andam escassos, a vaga não virá até você se você não procurar por ela.

 

Carreira de Mulher pode apoiar você em sua Carreira, para saber mais, escreva para: contato@carreirademulher.com.br 

Acesse também nossa página no Facebook e LinkedIn.

 

Tags: Carreira, mulher, feminina, executiva, plano de carreira, relacionamentos, carreira de mulher, networking,